sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dia 1 - Baía do Sueste e Praia do Leão


Nosso primeiro dia era uma quinta-feira, e como já havíamos conferido anteriormente, era dia de captura intencional de tartarugas. Funciona assim: um pesquisador do Tamar entra no mar e captura uma tartaruga para medição e coleta de dados, e o público pode conferir a atividade na praia.
Obs: O Sueste pertence à área do Parque Marinho, portanto, não esqueça de levar sua carteirinha!

Carteirinha de acesso ao Parque Marinho


Na captura de tartarugas, eles colocam essa plaquinha e fazem um círculo no chão onde o público deve respeitar e não se aproximar, para que eles possam mostrar a tartaruga e fazer a coleta.

Só consegui pegar a imagem de costas, pois estava muito cheio. Mesmo chegando cedo, o público se avolumou muito rapidamente quando o pesquisador voltou com a tartaruga.
Abandonamos a explicação (pois não conseguíamos escutar nem ver nada) e fomos mergulhar!


 Todos equipados com máscara, snorkel e pé de pato, entramos no mar para só ter alegrias! No primeiro mergulho nos deparamos com essa coisa linda aí embaixo!!

Muito melhor que a explicação das tartarugas, foi vê-las bem de pertinho!! É emocionante e indescritível!!

Abaixo, minhas filhas Mel e Mônica tirando sua "selfie" com a tartaruguinha!

Nota: conforme descobrimos depois, essa é a tartaruga-pente, uma das 5 espécies de tartaruga presente na costa brasileira. Ela tem esse nome porque quando ainda faziam sua caça predatória, utilizavam seu casco para fazer pentes.

Após nadarmos com as tartarugas e peixinhos (e até tubarão que só minha filha Mel conseguiu ver, pois foi muito rápido!) fomos à Praia do Leão.




A Praia do Leão tem uma vista belíssima de cima!! É tão encantador que não resistimos e descemos pra um rápido banho, já que a hora do almoço já estava se aproximando e a fome batendo em todos!


Sobre a origem do seu nome, ouvimos duas teorias: a primeira é de que ela tem esse nome por sua pedra maior parecer um leão marinho deitado (o que não conseguimos enxergar), e a segunda é que na parte da pedra que dá para o mar aberto, dá pra escutar o rugir de um leão quando a água bate da pedra (somente conseguimos ouvir quando passamos no passeio de barco)! É incrível!!
Pedra que dá nome à praia.

Além de tudo isso, essa praia é a escolhida pelas tartarugas para botar seus ovos! Durante os meses de dezembro a junho o Projeto Tamar monitora a eclosão dos ovos e a corrida dos filhotes ao mar – e é possível acompanhar tudo isso de perto, bastando agendar a visita na sede do Projeto Tamar na Vila do Boldró.

Entretanto, nem tudo são flores, essa praia tem um mar super agitado e perigoso! Assim conferimos no nosso mergulho, pois o mar estava nos jogando pra cima das pedras, foi um sufoco grande sair de lá!! ATENÇÃO: essa praia é vazia e estávamos somente nosso grupo de 8 pessoas, não tem salva-vidas, nem loja de conveniência, nadinha!! Se forem descer, levem água, um lanche e MUITO CUIDADO ao entrar no mar!!

Nós no Leão!

Após as praias, voltamos pro Casarão para almoçar e ficamos curtindo a piscina..





Até o próximo post!!

Nenhum comentário: